sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Multimédia

CONCEITO MULTIMÉDIA

O conceito de multimédia restringe-se a aplicações que envolvam interactividade, cor e claro, apresentações multisensoriais. Multimédia é uma experiência simultaneamente multisensorial e participativa, com um impacto emocional que advém de informação auditiva, imagens e vídeo, e que ocorre no ambiente interactivo do computador.


ESTÁTICOS

·         Imagem - Grafismos criados em computador ou importados do exterior por Scanner, podem substituir ou ajudar a ilustrar as mensagens; torna os interfaces com o utilizador mais agradáveis. Os gráficos e as imagens podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou, ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas adequados. Pode ser apresentada nos seguintes formatos: BMP (Bitmap); DIB; GIF; TIF; JPG (JPEG)


·         Texto - Sob a forma de fontes tipográficas; fornece grande parte da informação; algumas palavras podem fornecer comandos de navegação. O texto constitui a forma mais utilizada de divulgação de informação em diversos meios e formatos; O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como, por exemplo, o Bloco de notas do Windows, dando origem a conteúdos não formatados denominados plain text. De outra forma, pode ser criado através de processadores de texto, como por exemplo, o Microsoft Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text. Podem ser apresentados em: TXT (Texto); DOC (Documento); RTF (Rich Text Format)

DINAMICOS

·         Áudio - Efeitos sonoros, música, vozes; podem contribuir para um ambiente mais agradável e melhor esclarecimento da mensagem. È apresentado em: MID (MIDI). WAV (Waveform)


·         Vídeo - Imagens em movimento, em simulação do real (ex: TV e cinema); podem ser a melhor forma de ilustrar certas situações, ou seja, o Vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por frame rate. AVI (Audio Video Interleave); DVI (Digital Video Interleave); MPG (MPEG)

·         Animações - Grafismos (palavras ou imagens) que se movem ou mudam de forma no ecrã; ajudam a tornar os interfaces com o utilizador mais apelativos e esclarecedores. A Animação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. FLI (Flick); FLC (Flick).

ORIGEM

·         Capturados - Os tipos de media capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador (imagens paradas, imagens em movimento e som), através da utilização de hardware específico, como por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software específico.


·         Sintetizados - Os tipos de media sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos (texto, gráficos e animações).

MODOS DE DIVULGAÇÃO

·         Online - disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efectuada através: Da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes (World Wide Web). A divulgação de conteúdos multimédia, através de monitores ligados a computadores que não estão ligados a redes informáticas, cujos dados estão armazenados em disco, pode ser considerada uma divulgação multimédia.

·         Offline - A divulgação é efectuada através de suportes de armazenamento.

 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Técnicas de identificação biométrica

Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos.

- Impressão digital:


A impressão digital é composta por vários sulcos, que em sua formação apresentam diferenças chamadas de pontos de minúcias (figura acima), ou seja, aquelas partes em que os sulcos se dividem (vales) ou onde terminam abruptamente (terminação). Cada um desses pontos tem características únicas, que podem ser medidas. Ao compararmos duas digitais podemos determinar seguramente se pertencem a pessoas distintas, baseados nos pontos de minúcias.                          

                                    

- Retina


A biometria da retina é baseada na análise da camada dos vasos sanguíneos no fundo dos olhos. Para isto utiliza uma luz de baixa intensidade, que faz uma varredura para encontrar os padrões singulares da retina. É uma técnica de muita precisão e praticamente impossível de ser adulterada devido a forte relação com os sinais vitais humanos. Não é comumente bem aceita por seus usuários porque requer que este olhe em um visor e focalize um determinado ponto, trazendo alguma dificuldade se o usuário estiver de óculos.                                    

                                    

- Geometria da mão


Os dispositivos biométricos da mão são rápidos, de fácil operação e se baseiam nas medidas da mão do usuário. Ideal para ambiente onde o acesso a áreas restritas necessita ser rápido e seguro como no controle de acesso de funcionários de uma empresa.



- Irís


Baseada nos anéis coloridos do tecido que circunda a pupila, é considerada a menos intrusiva das tecnologias que envolvem o uso dos olhos para identificação, pois não requer um contacto muito próximo com o dispositivo de leitura como no caso da retina. Outro factor que agrada aos usuários é que não é necessário retirar os óculos para fazer a leitura da íris.











BIOMETRIC SECURITY

Biometria

Biometria é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controlo de acesso, etc. A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A importância da ergonomia

          A ergonomia é uma ciência multidisciplinar que estuda a relação do homem com o seu trabalho, e seu objectivo principal é proporcionar conforto, segurança e eficácia ao trabalhador (Wisner, 1987). Para tanto, procura fornecer meios para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, adaptando o trabalho às características anatómicas, fisiológicas e psicológicas destes. A ginástica laboral é uma estratégia eficaz e, quando bem orientada, pode contribuir com a ergonomia reduzindo as dores, fadiga, monotonia, stress, acidentes e doenças ocupacionais dos trabalhadores. Através da GL é possível estimular a diminuição do sedentarismo e levar trabalhadores cada vez mais à prática de atividades físicas, uma vez que a mesma se insere no ambiente de trabalho. Para a realização desse trabalho, realizou-se uma revisão literária sobre a temática, através de livros e artigos recentes sobre a GL e ergonomia. Tem-se notado que as empresas têm observado a importância na aplicação de Programas de Qualidade de Vida com a prática da ginástica laboral, a fim de intensificar a ligação do trabalhador com a empresa, ao valorizar o significado do seu trabalho e transmitindo grande importância no que diz respeito à produtividade. Esses aspectos remetem a esse estudo uma abordagem real e atual, e fazem com que o mesmo tenha relevância para a análise das condições de trabalho nos dias de hoje.

Teclado

O teclado de computador é um tipo de periférico utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseando-se no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever. Basicamente, os teclados são projectados para a escrita de textos, onde são usadas para esse meio cerca de metade delas, embora os teclados sirvam para o controlo das funções de um computador e seu sistema operacional. Essas teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, responsável por identificar a tecla pressionada e por mandar as informações para o PC. O meio de transporte dessas informações entre o teclado e o computador pode ser sem fio (ou wireless) ou a cabo (PS/2 e USB).
No uso normal, o teclado é usado para digitar textos em processadores ou editores de textos, correio electrónico ou qualquer aplicação que tenha entrada manual de dados por digitação.