sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Multimédia

CONCEITO MULTIMÉDIA

O conceito de multimédia restringe-se a aplicações que envolvam interactividade, cor e claro, apresentações multisensoriais. Multimédia é uma experiência simultaneamente multisensorial e participativa, com um impacto emocional que advém de informação auditiva, imagens e vídeo, e que ocorre no ambiente interactivo do computador.


ESTÁTICOS

·         Imagem - Grafismos criados em computador ou importados do exterior por Scanner, podem substituir ou ajudar a ilustrar as mensagens; torna os interfaces com o utilizador mais agradáveis. Os gráficos e as imagens podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou, ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas adequados. Pode ser apresentada nos seguintes formatos: BMP (Bitmap); DIB; GIF; TIF; JPG (JPEG)


·         Texto - Sob a forma de fontes tipográficas; fornece grande parte da informação; algumas palavras podem fornecer comandos de navegação. O texto constitui a forma mais utilizada de divulgação de informação em diversos meios e formatos; O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, como, por exemplo, o Bloco de notas do Windows, dando origem a conteúdos não formatados denominados plain text. De outra forma, pode ser criado através de processadores de texto, como por exemplo, o Microsoft Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text. Podem ser apresentados em: TXT (Texto); DOC (Documento); RTF (Rich Text Format)

DINAMICOS

·         Áudio - Efeitos sonoros, música, vozes; podem contribuir para um ambiente mais agradável e melhor esclarecimento da mensagem. È apresentado em: MID (MIDI). WAV (Waveform)


·         Vídeo - Imagens em movimento, em simulação do real (ex: TV e cinema); podem ser a melhor forma de ilustrar certas situações, ou seja, o Vídeo corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por frame rate. AVI (Audio Video Interleave); DVI (Digital Video Interleave); MPG (MPEG)

·         Animações - Grafismos (palavras ou imagens) que se movem ou mudam de forma no ecrã; ajudam a tornar os interfaces com o utilizador mais apelativos e esclarecedores. A Animação corresponde ao movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. FLI (Flick); FLC (Flick).

ORIGEM

·         Capturados - Os tipos de media capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador (imagens paradas, imagens em movimento e som), através da utilização de hardware específico, como por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software específico.


·         Sintetizados - Os tipos de media sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos (texto, gráficos e animações).

MODOS DE DIVULGAÇÃO

·         Online - disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efectuada através: Da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes (World Wide Web). A divulgação de conteúdos multimédia, através de monitores ligados a computadores que não estão ligados a redes informáticas, cujos dados estão armazenados em disco, pode ser considerada uma divulgação multimédia.

·         Offline - A divulgação é efectuada através de suportes de armazenamento.

 

1 comentário: