sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Programas que manipulam imagens vectoriais

Corel Draw - O Corel draw é um programa de desenho vectorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, no Canadá. É um aplicativo de ilustração vectorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logótipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objectos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.


Freehand - FreeHand é um software da Macromedia de edição de gráficos vectoriais bidimensionais orientados ao mercado profissional do design gráfico. É uma aplicação flexível, bastante usada em diagramação (paginação). Possui capacidades avançadas de manipulação de imagens vectoriais e, de forma limitada, em imagens raster, para impressão e para a World Wide Web. Tem sido utilizado em produção para a Web por sua grande integração com os outros programas da Macromedia, como o Macromedia Flash. Antes do seu desenvolvimento ser cancelado, competia no mercado profissional com os programas Adobe Illustrator e o CorelDraw. Com o lançamento do Adobe Creative Suite 3, o FreeHand foi oficialmente substituído pelo Adobe Illustrator.


Inkscape - Inkscape é um software livre para edição electrónica de imagens e documentos vectoriais, com base numa versão mais avançada do antigo sodipodi no qual teve origem. Trata-se assim de um fork considerado de sucesso. Utiliza o método vectorial, ou seja, gera imagens a partir de um caminho de pontos definindo as suas coordenadas, de forma transparente ao usuário. Imagens vectoriais têm maior aplicação em desenho técnico ou artístico e são, geralmente, mais leves e não perdem a qualidade ao sofrer transformações, como redimensionamento ou giro, em oposição aos formatos bitmap, embora o facto dos formatos vectoriais ainda não possuem capacidade directa para lidar com captação de fotografias em tempo real, pelo que na maior parte das aplicações tecnológicas de captação de imagem, os formatos bitmap ainda são considerados standard. O Inkscape trabalha nativamente com o formato SVG, um formato aberto de imagens vectoriais, nomeadamente, uma subdefinição (DTD) da linguagem XML definido pela W3C. O aplicativo também exporta para o popular formato da Internet PNG e importa vários formatos vectoriais ou bitmap, como por exemplo: TIFF, GIF, JPG, AI, PDF, PS, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário